
Na medicina popular alho e cebola são comumente usados para tratar várias questões do trato respiratório e fortalecer o sistema imunológico, além de tratar problemas intestinais (alho) e renais (cebola).
E a ciência confirma esses benefícios
Estudos mostram que o alho tem propriedades antissépticas, expectorantes, bactericida e fungicida. Já a cebola é classificada como eficaz no tratamento de doenças renais (purifica o sangue), digestiva, expectorante e diurética.
Com tantos benefícios comprovados tanto pela ciência quanto pela sabedoria popular o alho e a cebola acabaram virando os temperos mais comuns em todas as cozinhas do Brasil e também em vários outros lugares do mundo. Mas será que eles podem ser consumidos assim, tão discriminadamente?
Alho e Cebola faz mal ou faz bem?
No geral não há problema em se consumir Alho e Cebola DE VEZ EM QUANDO. Eles tem grande importância medicinal, ajudando, inclusive, a manter o organismo aquecido nos dias frios, porém por serem muito estimulantes não é indicado consumir diariamente e nem a qualquer hora do dia.
Como eles são muito estimulantes e deixam a mente muito excitada podem agravar quadros de ansiedade, insônia, TDA e TDAH, principalmente se forem consumidos depois das 15h.
Na medida certa
Sabe a frase que diz que a diferença entre o veneno e o remédio está no tamanho da dose? Pois bem, isso se encaixa perfeitamente nesse caso.
Um pouco de alho ou cebola num dos pratos da refeição é muito bem vindo, mas colocar alho e/ou cebola em TODOS os pratos e repetir isso em várias outras refeições ao longo do dia, isso sim pode ser um problema.
E ainda tem aquelas pessoas que pegam uma receita que diz para usar 2 dentes de alho mas colocam 5 ou 8 dentes para ficar mais gostoso (não censuro. Já fiz isso também :D).
Minha dica é: aprenda a usar outros condimentos para temperar seus pratos. Faça de sua cozinha um laboratório alquímico e permita-se conhecer o mundo encantado das ervas e especiarias porque, afinal, nem só de alho e cebola vive a boa gastronomia.
E se precisar tratar gripe e outros problemas de saúde?
Vale dizer que Alho e Cebola não são as únicas opções naturais para se tratar problemas de saúde:
Infecção na garganta, por exemplo, pode ser tratada com gargarejo de chá de orégano.
Dente de Leão é a melhor erva para limpar o organismo, principalmente rins e fígado.
E para fortalecer o sistema imunológico você pode aumentar o consumo de alimentos ricos em zinco como a castanha do Pará, por exemplo.
A comida vai ficar sem gosto…
É, eu sei que alho e cebola são tradicionais na nossa culinária e não é fácil desapegar de uma tradição. Não falo para você eliminar por completo, apenas para reduzir o consumo. E posso até te dar umas dicas de substituição:
Experimenta combinar feno grego, cúrcuma e orégano para temperar o arroz.
Coloca uma pitada de canela e de pimenta da jamaica no feijão (bem pouquinho)
Semente de mostarda na proteína, já provou?
Se for fazer um cozido, sopa, ou qualquer prato “molhado”, tempera com salsa, louro e tomate (sim, tomate pode ser usado como tempero). Fica perfeito!
Limão é um tempero super especial. Coloquei limão marroquino (conserva de limão) num hambúrguer vegano e o pessoal amou.
Não se prende não… permita-se novos sabores. Sua saúde e seu paladar vão agradecer. 😉