
E se você pudesse ser, realmente, “a mudança que quer ver no mundo” como sugeriu Gandhi? E se eu te disser que você pode? No verão de 1993 cientistas resolveram fazer um experimento que expandiu em muito o que se sabia sobre os benefícios da meditação.
O experimento:
Eles reuniram aproximadamente 2500 pessoas com experiência em meditação para uma vivência de meditação coletiva pela paz em Washington, numa região conhecida pelo alto nível de violência nesse período.
O resultado:
Após alguns dias de meditação, o resultado foi que houve uma queda de 30% da violência naquele lugar, comparado aos indíces dos anos anteriores.
Explicando porque isso aconteceu
Neurocientistas falam que isso foi resultado da “consciência coletiva” que influenciou o meio. Espiritualistas dizem que essa ação coletiva modificou a “egrégora” da região dissolvendo miasmas negativos e elevando a vibração dos moradores.
Duas visões pra falar da mesma coisa: pensamentos criam coisas. Se teus pensamentos são positivos e você se concentra no que é bom e elevado, isso vai mudar a tua realidade e, dependendo do teu nível de concentração pode mudar a realidade dos que estão no teu entorno também.
E, claro, como tudo nessa nossa dimensão é dual: se você alimenta pensamentos negativos de egoísmo, medo, raiva, preconceito, desrespeito, etc, vai estar reforçando o campo energético para criar ainda mais dessas coisas.
E o que isso tem a ver com você?
Quando Gandhi disse “seja a mudança que você quer ver no mundo” era a isso que ele se referia. Se você quer um mundo de paz, harmonia, amor, então vibre essas energias e não as opostas.
Fácil não é, eu sei, mas também não se pode dizer que é impossível.
A prática da meditação desenvolve tua auto-consciência e com ela você passa a perceber os gatilhos que te levam a ter pensamentos negativos. Identificando os gatilhos logo no começo, fica cada vez mais fácil dissolver os padrões repetitivos/compulsivos que te puxam pra baixo e minam tua energia.
Medite! Faz bem pra você, faz bem pro mundo.
A paz precisa de guerreiros (da Paz).