Você sabia que a música pode ser muito mais do que uma simples distração? Ela pode ser uma poderosa aliada na cura ou, se não escolhida corretamente, até mesmo contribuir para o adoecimento. Por isso, é fundamental entender como diferentes sons e vibrações afetam o corpo, a mente e as emoções.

A lógica é simples: músicas elevadas, que transmitem paz e harmonia, podem elevar seu espírito e bem-estar. Já músicas com conteúdo agressivo ou letras pejorativas têm o poder de gerar raiva, frustração e até ansiedade. Músicas que glorificam traições ou comportamentos negativos podem distorcer nossa percepção da realidade e nos levar a aceitar comportamentos prejudiciais como algo normal.

A Música, Vibração e como isso afeta você

Música é vibração e toda vibração age no teu sistema de crenças que, por sua vez, impactada na tua realidade, pro bem ou pro mal.

Quando você se conecta a uma melodia, você está sintonizando com a vibração dessa melodia, o que significa que sua energia pessoal também será afetada. Vibrações elevadas podem curar, enquanto vibrações densas podem adoecer.

A doença também tem vibração própria e ao ser exposta a sons com uma frequência que “contraria” essas vibrações, é possível dissolver ou amenizar os efeitos negativos de diversas condições. O uso de ultrassom em tratamentos contra o câncer é um exemplo disso, mas há outras formas de usar o som como cura e vou citar alguns exemplos.

Sons que Curam

• Sons Agudos: Músicas com frequências mais agudas, como as do violino, podem ajudar a tratar condições como depressão e esgotamento físico/mental. Se você está enfrentando esses desafios, experimente ouvir as obras de Paganini e Vivaldi, que possuem uma energia revitalizante.
Sons Graves: Por outro lado, sons mais graves, como os do violoncelo, podem ser especialmente eficazes para quem sofre de ansiedade ou Transtorno de Déficite de Atenção (TDA). Yo Yo Ma é um exemplo de artista cujas composições possuem o poder de acalmar e trazer equilíbrio.
Sons da Terra: Se você é do tipo que planeja muito, mas tem dificuldade de concretizar seus projetos, ou se costuma começar algo e nunca termina, sons de tambores e outros instrumentos de percurssão que evocam a vibração da terra, podem ser extremamente benéficos. Eu particularmente sou fã dos tambores africanos, e recomendo o trabalho de Guem, cujas músitas tem o poder de despertar foco e ação.

A Importância da Nutrição Sonora

Assim como o alimento que você ingere favorece a saúde (ou doença) do seu corpo, a música que você ouve impacta diretamente a saúde das tuas emoções e dos teus pensamentos e, consequentemente, do teu corpo. Por isso, é essencial dar atenção à sua Nutrição Sonora e escolher sons que estejam de acordo com o que você está precisando vibrar.

Minha Experiência com Instrumentos de Cristal de Quartzo

Há mais de 4 anos, venho trabalhando com instrumentos de cristal de quartzo e já tive a oportunidade de testemunhar curas e transformações incríveis.

Tanto nas aulas de meditação e yoga, como nos atendimentos terapêuticos e eventos em que uso os instrumentos de cristal de quartzo já aconteceram muitos momentos de catarses e libertações emocionais.

Em um desses casos, um participante disse que ao ouvir os sons do cristal, foi transportado para um momento feliz da infância, descrevendo: “Senti o cheiro da casa dos meus avós quando eu era criança” e chorou pois essa lembrança trouxe-lhe a leveza e paz que estava precisando naquele momento.

Em outro caso, uma pessoa que estava profundamente triste disse: “Senti vontade de rir, mas nem sabia pelo quê, só sabia que era uma vontade muito forte.” Saiu mais leve daqui depois disso.

E mais recentemente, outra pessoa compartilhou: “Quando você tocava, eu sentia ‘coisas ruins’ sendo retiradas de mim.” De lá pra cá ela está abandonando alguns medos.

Terapia Sonora

Esses são apenas alguns exemplos das transformações que o som pode gerar. E com isso em mente, eu gostaria de convidar você a refletir sobre a sua “nutrição sonora” e a atenção que você dedica ao que ouve no seu dia a dia.

Cuide do que Você Ouve e Transforme sua Vida

Entregue-se ao som, mas que seja o som certo. Escolha músicas, sons e vibrações que alimentem sua alma de maneira positiva. Ao cuidar da sua nutrição sonora, você estará investindo em uma longevidade saudável, ativa e plena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.