Será que “sono da beleza” realmente existe? Certamente que sim e você só precisa fazer uns ajustes nos seus horários para se beneficiar disso!
No livro Mude seus horários, mude sua vida o Dr Suhas Kshirsagar, médico Ayurveda, fala sobre o relógio biológico e como nossas atividades podem beneficiar ou prejudicar a saúde dependendo do horário em que fazemos.
Segundo ele, não respeitar esse relógio biológico provoca desequilíbrios tais como problemas gástricos, insônia, perda de memória, ansiedade, estresse, envelhecimento precoce, dentre outros.
Porém, infelizmente para a maioria das pessoas a “vida moderna” (competitiva, estressante) é quem dita nossos horários de dormir, comer, se exercitar…
Além disso ainda tem os que são isolados do meio ambiente pois trabalham em ambientes fechados e climatizado onde não dá para ver se é dia/noite ou se o clima está quente ou frio.
Então, se este é o seu caso, é bem provável que seu relógio biológico esteja fora de sincronia já que o sol é um dos seus principais agentes de alinhamento.
Caso não seja possível ajustar toda a sua rotina, então faça um esforço para ajustar ao menos a hora de dormir e assim garantir seu “sono de beleza”.
E afinal, como é esse sono de beleza?
De acordo com o Ayurveda, por volta das 21h o corpo começa a liberar melatonina (se teu relógio biológico estiver bem acertado, claro).
Conforme o autor, a melatonina também atua ativando diversos processos no teu corpo para que se faça a limpeza e desintoxicação enquanto você dorme.
Sem dúvida é um trabalho muito bem coordenado: à medida que suas funções físicas externas começam a diminuir o ritmo, suas funções físicas internas vão entrando em ação.
Depois disso, entre as 22h e 2 da madrugada (se você já estiver dormindo), o fígado começa a trabalhar pesado desintoxicando o corpo.
Neste momento o sono de beleza começa porque dentre as toxinas que o fígado elimina estão também alguns fatores oxidantes que provocam o envelhecimento.
E enfim, por volta das 2 da madrugada começa uma intensa regeneração celular. Até o sangue se renova. É portanto um rejuvenescimento de dentro pra fora.
Mas, lembrando, isso só acontece se você estiver dormindo.
Concluindo: se você adotar o hábito de às 22h já estar na cama (para dormir, e não para mexer no celular, computador, tv…), há grandes chances de retardar o envelhecimento precoce da pele, órgãos, enfim, do corpo como um todo.
Minha meta pessoal é chegar inteira aos 120 anos. Quem me conhece de perto já me ouviu falar disso muitas vezes. E pretendo não chegar lá sozinha.
É por isso que aqui nas aulas de yoga estou sempre trocando informações sobre as recomendações do Ayurveda com meus alunos.
Quem põe as dicas em prática sempre vê a diferença.
Se você gostou desse conteúdo talvez goste de ler Yoga Saúde e Longevidade (clique aqui para ler)
Mais pra você!
Uma busca verdadeira, real e justa. Por viver bem.