Praticar caminhada é o jeito mais barato e gostoso de você preservar a saúde, emagrecer, melhorar o sono, reduzir o stress e controlar a ansiedade. Porém muita gente tem dificuldade em manter a frequência. Começa cheio de gás mas depois de alguns dias interrompe a prática.
Então, se este é o seu caso, vão aqui algumas dicas que eu apliquei em mim quando comecei a caminhar e que deram super certo.
Dicas para criar e manter o hábito de fazer caminhada
- Pra começar, use um calçado adequado, afinal caminhar tem que ser prazeroso e não algo cansativo ou doloroso.
- Escolha um horário que lhe seja conveniente. Se você não é madrugador, não se comprometa a fazer caminhada às 4:30h da manhã. Escolha um horário que seja viável, seguro, para depois não ter pretextos para desistir ou adiar a prática.
- Leve companhia pois amigos ajudam a manter a motivação. Porém, atenção: caminhar juntos pode, ficar de papo enquanto caminha, não! Conversar atrapalha o fluxo de ar e, consequentemente, vai exigir de você mais fôlego na caminhada. Ao final você pode acabar se sentindo mais cansado do que deveria.
- Sempre escolha um local que seja agradável e preferencialmente de fácil acesso pois se você tiver que pegar 3 ônibus pra chegar no local da caminhada é provável que, a longo prazo, isso te desestimulante.
- E, por último, a dica mais importante: dê-se um prazo de 3 meses antes de desistir. Procure ser pontual nos seus horários e toda vez que bater o desanimo troque o “hoje eu não vou” por um “só vou fazer até completar 3 meses”. Esse era o meu segredo quando, com depressão, comecei a fazer caminhadas por ordem médica.
Depois de 3 meses de prática regular teu organismo já assimilou essa atividade como uma rotina. É como tomar café pela manhã ou escovar os dentes antes de dormir: quando você não faz fica sentido que está faltando algo.
Além disso, depois de 3 meses você vai se olhar e constatar as maravilhas que a caminhada lhe fez: baixou a barriga, consegue subir escada sem ficar ofegante, teu sono melhorou 100% e você não tem mais a compulsão alimentar que tinha antes. Desse modo você se sente no controle de si mesmo o que é maravilhoso e é provável que você nem cogite interromper a caminhada, vai por mim.
Duração
Inicialmente o ideal é que a caminhada dure pelo menos 30 minutos e seja feita 3 vezes por semana (mínimo). Porém, se você só pode fazer 1 vez por semana, faça, então, 1 vez por semana. O importante é que FAÇA. Não se dê desculpas para não começar.
Quer mais incentivos pra começar? Então olha alguns aqui:
Benefícios da caminhada ao ar livre
- Pra começar, melhora o sistema imunológico e só isso já seria motivo suficiente pra começar.
- Reduz o cortisol (hormônio do stress)
- Com isso normaliza o sono, o que é um “efeito colateral” maravilhoso.
- Aumenta a endorfina (hormônio do bom humor)
- Regula a frequência cardíaca
- Alivia depressão e ansiedade
- Melhora a postura corporal e ajuda a emagrecer
- Reduz o inchaço nas pernas e fortalece a musculatura
- Melhora o condicionamento físico e é ideal para quem está a muito tempo sem praticar nenhuma atividade.
- Oxigena o cérebro, melhora o raciocínio e a memória
- Não tem contraindicações
Para finalizar, uma dica final. Aqui eu citei a caminhada mas isso serve pra qualquer outra atividade que você queira implementar como um hábito. Se caminhar não lhe atrai, então experimente yoga, natação, meditação,… há diversas formas de trabalhar o corpo e curar a mente. Escolha a sua e comece a praticar!
E então, vamos começar? Harmonize-se!
Mais pra você!