⚠️ALERTA! É por essas e outras que eu só cozinho com água filtrada!
De vez em quando preciso desobstruir as torneiras daqui de casa. Só que dessa vez, além das pedrinhas que sempre tem, encontrei isso aí da foto.
Essa coisinha de aparência metálica é um pedaço do rótulo (plástico) de algum produto que ficou preso no filtro da torneira e por isso não saiu junto com a água.
O alerta é que essa é a parte que ficou inteira. O restante, esmagado pelas pedrinhas que sempre vem na encanação, deve ter se transformado em micro plásticos (“micro” mesmo!) e estes passam fácil pelos orifícios dos filtros das torneiras.
Perigo da água contaminada com microplástico:
Segundo esse artigo do globo.com (clique aqui para ver) os riscos do micro plásticos para a saúde ainda não estão completamente esclarecidos, mas há pelo menos 3 riscos em potencial:
- Risco físico, pois é um “corpo estranho” e não fazem parte da alimentação humana normal;
- Risco químico, pois os produtos de plástico contêm elementos químicos que podem ser tóxicos;
- E, o pior de todos, risco biológico, pois essas partículas podem reter e acumular micro-organismos que fazem mal ao ser humano, como bactérias e fungos, por exemplo.
Como minimizar esse risco
Em primeiro lugar, na medida do possível pegue sempre água de um filtro de carvão ativado. E se for filtro de barro, melhor ainda.
E já que você tem um filtro de barro em casa, use essa água SEMPRE que for cozinhar, assim você evita servir plástico pra sua família.
Por último, que tal reduzir o seu consumo de plástico? Dessa forma você contribui para reduzir a contaminação de nossas águas, solo e ar com esses resíduos.
Neste artigo do eCycle (clique aqui) você pode saber mais sobre como os plásticos chegam às águas. Sabia que até os peixes podem estar contaminados com isso?
Abre o olho com o que você consome…
E se quiser saber mais sobre as maravilhas do filtro de barro, dá uma olhadinha nesse artigo aqui
Mais pra você!