Sempre (até há alguns meses atrás) tive dentes sensíveis. O ardorzinho do creme dental que pra muito gente é “gostoso”, pra mim era um incomodo.
Depois de testar alguns produtos específicos pra dentes sensíveis resolvi partir pra um produto natural. Comecei escovando os dentes com óleo de coco babaçu (e o dentista, na época, até comentou que eu estava com a boca muito sadia) e ultimamente tenho usado uma mistura de pó de juá (muito fácil de achar na minha região), canela, cravo e extrato de hortelã (também produzido aqui no Cariri).
Propriedades medicinais dos igredientes
O extrato de hortelã tem função antisséptica e deixa o gostinho de menta na boca.
A casca do Juá (conhecida desde o tempo da minha tatara-tatara-tatara-tatara avó) faz a higiene bucal sendo adstringente e anti-inflamatória. É também ela que faz a espuminha na hora de escovar.
O cravo e a canela são bactericidas e vão atuar na limpeza da boca e na conservação do seu creme dental, mas há quem relate que eles mancham os dentes. Ainda não percebi isso, mas se você notar algo assim, é só alternar esta mistura com a limpeza feita só com o óleo de coco babaçu
A linhaça é só pra dar uma consistência de gel, mais nada. Com ela fica mais fácil de colocar o creme dental na escova. E agora segue a receita pra você
Receita de Creme Dental Caseiro :
Ingredientes:
- 1 xícara de água filtrada
- 2 colheres de sopa de sementes de linhaça
- 3 cravos da índia
- 1 pauzinho de canela
- 2 colheres de sopa de pó de juá
- 10 gotas de óleo essencial de Hortelã
Modo de fazer:
Leve a água, a linhaça, a canela e os cravos para cozinhar em fogo baixo por 5 minutos. Coe assim que passar esse tempo (se demorar demais a mistura engrossa e não passa pela peneira).
Adicione o pó de juá e extrato de hortelã , misture bem, e está pronto.
Coloque em um pote de vidro e mantenha guardado na geladeira.
Na hora de usar, coloque uma pequena quantidade dessa mistura na escova e faça a escovação como de costume.
Simples, não?