Falou em Alecrim alguém já vem e diz “é bom pro cérebro”. E sim, é verdade o Alecrim ajuda a memória e pode, inclusive, prevenir Alzheimer. Mas além disso ele é benéfico pro coração, pâncreas, articulações, melhora o funcionamento do aparelho digestivo, é diurético e ativa a circulação sanguínea (tchau, tchau inchaço e celulite), trata problemas respiratórios e ainda faz bem pra pele, retardando o envelhecimento. Ai que maravilha!
Rico em tanino, que é um anti-inflamatório e adstringente natural, o alecrim é largamente usado para aliviar dores e tratar infecções. Ajudando também o sistema imunológico.
Quer saber mais sobre o alecrim? Olha aí do que mais ele é capaz:
Propriedades medicinais do Alecrim
Boca
Alecrim ajuda a eliminar mal hálito. Pode ser usado tanto em gargarejos como em chás após as refeições.
Cabelo
Fortalece o cabelo, estimula o crescimento e diminui a queda de cabelo. Também ajuda a eliminar caspa. Faça um chá forte de alecrim e, após lavar os cabelos, faça um último enxague com este chá. Aplique no cabelo e faça massagens no couro cabeludo.
Cansaço e depressão
Um chazinho de alecrim regularmente ajuda a renovar as energias e aliviar o stress mental Também atua como antidepressivo melhorando o humor. Isso durante o dia, tá. À noite evite tomar chá de Alecrim pois, como ele estimula as funções cerebrais, pode atrapalhar o seu sono, principalmente se você já anda tendo crises de insônia
Ciclo menstrual
Ele é muito eficiente em regular disfunções no ciclo menstrual. Se ele está atrasado vai chegar rapidinho. Mas aqui, um alerta, ele é contra indicado para gestantes pois, em grande quantidade, pode provocar aborto.
Digestão
Ê maravilha! Aqui ele resolve quase tudo: gazes, enjoo provocado por má digestão, dor de estômago, prisão de ventre, azia… É só tomar um chazinho após as refeições que passa.
Distúrbios das vias respiratórias
Para tratar asma, bronquite, coqueluche, gripe, problemas na garganta, congestão nasal ou tose você pode fazer uma inalação com chá de alecrim
Fígado
Enjoo, labirintite… pode ser problema no fígado, sabia? O Alecrim trata inflamação na vesícula biliar e distúrbios do fígado como inchaço e intoxicação.
Músculos e articulações
Ah .. que maravilha! Gente, essa plantinha cheirosa alivia dores.. qual dor? Qualquer uma: enxaqueca, artrite, artrose, dores musculares, tendinite, câimbras, reumatismo. Ô plantinha que amo! Há algumas décadas minha mãe (linda, maravilhosa) inventou um remédio com alecrim, semente de abacate e alfavaca que é milagroso na hora de tratar LER e dores musculares e para saber mais sobre esse remédio é só clicar aqui
Pele
Você tem alguma “poção da juventude”? Coloca Alecrim nela que fica melhor ainda. O Alecrim estimula a regeneração celular, é antioxidante (retarda o envelhecimento da pele) e melhora o tônus facial. Você pode aplicar compressas frias no rosto, colo e pescoço e deixar agir enquanto relaxa uma meia horinha.
E além disso o Alecrim também serve pra tratar abcessos, inflamação na pele e erupções cutâneas. Para isso é só ferver 1 raminho de alecrim em 1 litro de água até o líquido ficar reduzido à metade. Depois espere amornar e use para ensopar pedaços de gaze várias vezes dobradas. Aplique essa compressa sobre o abcesso e deixe no local até a gaze secar. Reaplique 3 vezes por dia até sarar.
Rins
Por ser diurético e estimular a circulação sanguínea, o chá de Alecrim reduz o inchaço e a retenção de líquidos nos tecidos
Agora vamos a algumas dicas (receitas) de como usar o Alecrim:
Defumação para os brônquios
Coloque um punhado de folhas secas de alecrim sobre uma frigideira quente e aspire a fumaça que se desprende.
Inalação
Ferva um pouco de alecrim em uma panela grande de água e coloque em uma tigela. Depois coloque uma toalha sobre a cabeça e inclinar-se sobre a panela para inalar o vapor por cerca de 10 minutos.
Para tratar indigestão
Ferva 20 gramas de folhas de alecrim com 5 gramas de folha de manjericão em ½ litro de água por 1 minuto. Depois filtre e reserve. Beba metade depois do almoço e a outra metade após o jantar.
Água Aromatizada
A água aromatizada é uma forma de associar a hidratação com os benefícios de ervas e frutas. Para fazer é simples: basta colocar alguns ramos de Alecrim em uma garrafa de água filtrada e deixar pernoitar. Depois você pode beber dessa água ao longo do dia seguinte. E se quiser mais receitas sobre água aromatizada, clique aqui para ver uma receita com Hortelã.
Alecrim na culinária
Claro, eu não podia deixar de falar que esta é uma das ervas mais apreciadas pelos finos paladares. Vai bem no arroz e em molhos com temperos suaves e fica muito muito bom com Batata Doce. Aliás, se você gosta de Batata Doce, confere essa receita aqui que também fica uma delícia se você acrescentar alguns ramos de Alecrim
Bom, acho que deu pra notar que eu amo Alecrim, não deu?
Mas, diz ai, é ou não é uma plantinha que vale a pena ter em casa? Ele é muito fofo, gente. E o cheirinho que deixa na mão quando a gente manuseia? É gostosinho demais.
Se ainda não experimentou, experimenta e depois me diz o que achou, combinado?
Até o próximo artigo.
Luz e benção pra você.
Outros conteúdos que você pode gostar
Excelente os benefícios do alecrim e tb para se fazer água aromatizada. Valeu a informação qto ao chá do alecrim a noite pois tenho um pouco de insônia.
Que bom que gostou, Ana Lúcia. Fico feliz com o seu comentário
Luz e Bençãos pra você
Ass.: Adriana Almeida
Adoro alecrim.fasso uso para gripes e resfriados.uso na efusão, inalação e também lavar a cabeça e o rosto.eu costumo usar o alecrim de tabuleiro.pois o comum é mais difícil de encontrar.alecrim é excelente tratamento medicinal.tambem uso como rapé nas narinas.
Adorei esta página de vocês quero entrar e receber mensagens moro no Rio Grande do Sul como posso fazer parte deste grupo e receber outras dicas Maravilhasas meu Facebook e Ione Rodrigues um grande abraço ♥️♥️♥️