O hortelã já é comprovadamente eficaz no trato de gripes, resfriados e crises de garganta. Mas existem muitas outras propriedades que pouca gente conhece. Confira:

Em crises de dor de cabeça ou enxaqueca, amasse folhas de hortelã entre os dedos, para extrair o sumo, e use-o (junto com as folhas) para massagear a região que dói.

O chá pode auxiliar em casos de stress e ansiedade e ajuda a aliviar dores musculares relacionadas à tensão emocional. E se você tem dificuldade pra dormir, além de tomar um chazinho antes de deitar, coloque algumas ramas de hortelã dentro da fronha do travesseiro. Bons sonhos….

Por ser diurético, ele ajuda no emagrecimento eliminando toxinas do corpo.

Crises de rinite alérgica ou congestionamento nasal podem ser amenizadas com inalação feita com hortelã: coloque um punhado de folhas em uma bacia pequena, adicione água quente e posicione o rosto acima da bacia com uma toalha sob a cabeça para inalar o vapor da água com hortelã. Fique assim por 10 minutos ou quanto tempo achar suficiente. Esse procedimento também tem ação expectorante.

Problemas com mau hálito? Acostume-se a mastigar algumas folhinhas de hortelã no decorrer do dia. Ele combate inflamações e bactérias da boca, garganta e estômago, que possam estar provocando o seu mau hálito.

Pele oleosa, com acne ou cravos? Hortelã nela!
Amasse folhas de hortelã e aplique diretamente sobre os pontos inflamados ou com acne. Ele é antisséptico e anti-inflamatório. Limpa e acalma a pele.
E, para peles oleosas, faça um chá de hortelã e aplique no rosto após a limpeza diária da pele. Ele controla a oleosidade e ajuda a prevenir o aparecimento de cravos e espinhas.

Falando em beleza, vamos aos cabelos.
O hortelã fortalece a raiz do cabelo, diminuindo ou evitando a queda. Também estimula o crescimento dos fios. Para isso faça um chá forte e use no último enxague do cabelo.
Se preferir, você pode colocar o chá em um borrifador e aplicar nos fios secos para garantir hidratação e brilho no dia a dia.

Essa maravilha ainda é um repelente natural de mosquitos (precisamos muito!). Só isso já é um grande motivo de você ter vasinhos de hortelã espalhados pelas janelas da casa, pra proteger o ambiente. E se amassar folhinhas de hortelã e aplicar sobre o local da picada de inseto ele vai acalmar a irritação da pele. Muito bom pra usar em crianças.

Se você tem enjoos durante viagens, pode substituir o remédio por Hortelã, olha que maravilha. Vale tomar chá antes ou durante a viagem ou, se preferir, levar algumas folhinhas pra colocar esfregar entre os dedos (só o cheirinho já ajuda a melhorar) ou mastigar. Ele vai acalmar seu estômago e você vai ter uma viagem bem mais tranquila.
Hortelã no banho tem ação revigorante. Faça um chá forte e use com uma esponja para massagear o corpo após o banho. Ele também ajuda a aliviar dores musculares. Não precisa enxaguar. Ideal para fazer pela manhã, antes de sair pro trabalho, ou quando você chega cansado da academia ou, ainda, depois daquela faxina pesada que você fez na casa.

Aliás, em caso de dores musculares, nas articulações, você pode fazer compressas com folhas de hortelã amassado. Deixe agir por no mínimo 30 minutos.

Outra dica é fazer um escalda-pés com folhas de hortelã. Você vai ficar você novo de novo!

Hortelã possui antioxidantes, cálcio, potássio, Fósforo e vitaminas do complexo B, C, D e E. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e por isso é muito indicado em casos de gripes e resfriados
E além de tudo isso, o chá de hortelã, ingerido regularmente (principalmente após as refeições) ajuda no tratamento de:
Tosses e dor de garganta
Diarreias, cólicas menstruais, dores de estômago e gases (mas não é recomendado para quem tem refluxo)
Colesterol alto
– Distúrbios no fígado
Fadiga mental
Vermes intestinais em crianças
digestão

Para o chá, coloque 3 colheres de chá de folhas frescas de hortelã em 150 ml de água quente. Abafe por 10 minutos e beba em seguida. O ideal é ingerir sem açúcar. Se você não tem esse costume, experimente deixar o chá amornar um pouco mais. Quanto menos quente ele estiver, mais saboroso você vai achar.

Por último, uma dica que eu considero particularmente deliciosa: Água aromatizada com hortelã


À noite, antes de dormir, coloque alguns ramos de hortelã em uma jarra com água filtrada e leve á geladeira. Na manhã seguinte, em jejum, beba 1 copo dessa água. Ela é revigorante,  reforça o sistema imunológico, tem ação Detox, diurética e termogênica e… gente… é uma delícia… é muito gostosinho mesmo!!!

Gostou das dicas? Então compartilha com os amigos e, para receber mais dicas de vida saudável, se inscreve no nosso blog. A gente se vê nos próximos posts.

Em Natural HarmoniaLuz e Bençãos pra você!

Fique em Natural Harmonia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *