Você já se deu conta de que toda cozinha tem uma farmácia natural? Hortelã para tratar enxaqueca e distúrbios do fígado. Erva doce para indigestão. Noz moscada para insônia. Orégano para acalmar. Louro para ajudar a digerir a fibra pesada das leguminosas… e por aí vai.
Já faz algum tempo que eu estou nessa estrada dos tratamentos naturais por conta de minhas alergias à medicamentos. Já tive até choque anafilático por causa de medicamento então por uma questão de sobrevivência tive que aprender sobre as tratamentos naturais.
Hoje minha estante de temperos parece uma farmácia: colei etiquetas nos vidros e escrevi as propriedades medicinais de cada erva/especiaria, assim quando sinto qualquer desconforto é só ir lá e consultar “a bula” e escolher o que vou usar para temperar o almoço ou fazer um chazinho.
Nem lembro quando foi a última vez que recorri a um remédio de farmácia. Pra ser sincera, raramente adoeço. Raramente mesmo. É muito bom deixar a natureza cuidar da gente.
Mas atenção: não é por ser natural que pode usar indiscriminadamente. Já tomei um chá de pariparoba (delicioso por sinal) que funcionou super bem para minha indigestão, mas talvez por ter feito muito forte me deu um pouco de alergia. Fui parar no ambulatório da farmácia pra tomar um corticoide injetável.
Pois é, e além disso ainda tem outros fatores a serem observados:
- Se você está tomando algum medicamento alopático, precisa ver se o princípio ativo da planta não vai reagir negativamente com ele.
- Falando em alopáticos, remédios assim devem ser ingeridos com ÁGUA! Dependendo da combinação você tanto pode ter uma reação não boa similar à que eu tive, como pode o princípio ativo do chá anular o do seu medicamento.
- Há chás inocentes que se toma no dia a dia mas que são prejudiciais para lactantes, gestantes, cardíacos… se você tem qualquer quadro particular de saúde, consulte seu médico sobre essas contra indicações.
Resumindo, sim, faça uso da maravilhosa farmácia que a natureza oferece mas observe como seu corpo reage pois o que é bom para um pode não ser bom para todos e o que te fez bem hoje pode não fazer amanhã.
Seu corpo vai lhe dando sinais do que pode e do que não. Escute-o sempre!
Saúde!
Mais pra você!