O amendoim é rico em magnésio, Vitamina E, Cobre, Omega 3 e Omega 6. Além disso possui vitaminas a aminoácidos que ajudam a circulação sanguínea e melhora os níveis de serotonina (neurotransmissor que regula o sono, o humor, o apetite e ainda ajuda a combater a enxaqueca).

De todos os leites veganos, o de amendoim é apontado como o melhor custo benefício (leia: “barato, fácil de fazer e gostoso”). A receita a seguir foi desenvolvida pela UFCG, rende pouco mais que um litro  e dura de 3 a 5 dias na geladeira (se não acabar antes, claro!)

E então, com todas essas vantagens, não dá vontade de provar?

Segue a receita pra você fazer em casa:

Receita de Leite de Amendoim Vegano

Ingredientes:

1 e 1/2  xícara de amendoim cru

Modo de Fazer

PASSO 1 –  Pra começar, higienize o amendoim: coloque numa peneira e lave em  água corrente. Depois coloque de molho em água limpa durante 8 horas (o ideal é fazer isso à noite pra você usar no dia seguinte)

 

PASSO 2 – Depois, escorra a água onde ele ficou de molho e coloque o amendoim numa panela com água limpa (o suficiente para cobrir os grãos. Não precisa muito mais que isso). Deixe no fogo baixo até levantar fervura. Assim que ferver apague o fogo e deixe de molho por mais 5 minutos)

PASSO 3 – Escorra a água da fervura e coloque o amendoim no liquidificador. Aqui você acrescenta 1 LITRO DE ÁGUA LIMPA. Triture por aproximadamente 2 minutos para quebrar bem os grãos.

PASSO 4 – Agora é a última etapa: coar. Você pode usar uma peneira, mas ela deixa passar algum resíduo e isso altera um pouco a textura do leite. Eu prefiro usar um coador de voal (também conhecido como “panela furada”). Se você não tem pode fazer um bem rapidinho. Nem precisa máquina de costura.  Ao final do artigo eu coloco um link de um vídeo mostrando como fazer.   

 

Prontinho! Já pode se servir do seu leite de amendoim.  Quando fizer, coloca nos comentário o que você achou

 

Ah, e conforme prometido, vai aqui um vídeo mostrando como fazer o coador de voal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *