Você vai se surpreender ao descobrir o quanto o yoga contribui para retardar, suavizar ou até eliminar os sinais do tempo no seu corpo.
Segundo boa parte das pessoas, a perda de vitalidade e flexibilidade é tido como um processo natural “da idade”. “Envelhecer é assim”, dizem.
Mas será que precisa realmente ser assim? Não haveria uma forma de ganhar números na idade sem perder a vitalidade do corpo e da mente?
E se eu te disser que há! Gostaria de saber mais a respeito?
Pra começar, vamos ver o que a ciência diz sobre envelhecer…
Primeiros sinais do tempo
De acordo com a ciência, pouco antes dos 30 anos, seu metabolismo começa a desacelerar.
A partir daí seu corpo já não queima mais calorias como antes e isso fica visível nas gordurinhas que se acumulam no quadril e abdômen mesmo você mantendo a mesma alimentação de sempre.
Isso acontece quando você está chegando aos 30… chegando aos 40 vem mais “novidades”…
A vida aos 40
Lembro de ir a uma oftalmologista e ela prescrever um óculos com lente bifocal. Desconfiei da autoridade da moça (por ser muito jovem) e retruquei “porque bifocal? Eu nunca usei isso antes. Por que vou precisar agora?”. Então ela com muita doçura e firmeza disse “é porque quando a pessoa chega numa certa idade…”
Fiquei parada olhando para a cara daquela menina e pensando “está me chamando de velha…”. E o pior é que ela tinha razão. Meus olhos envelheceram. Mas só eles. A mente e o corpo estavam 100%.
Lamento não ter percebido os sinais de envelhecimento da minha visão. Se o tivesse, poderia ter feito algo a respeito (talvez).
Mas há outros sinais que o corpo dá e muita gente não se dá conta. Será que já estão acontecendo com você? Dá uma olhada na lista abaixo:
- Sentar no chão já não é mais algo tão simples. Levantar do chão então, nem se fala… ;
- a dor nas costas ou articulações vai ficando mais intensa e frequente;
- a pele perde a elasticidade;
- os músculos ficam flácidos
- sua disposição física cai, falta disposição até pra fazer coisas que você tanto gostava como sair pra uma balada, por exemplo;
- pegar um objeto que cai começa a emitir um “ai” quando se curva pra pegar algo no chão
- sua auto estima fica abalada;
- e, para as mulheres, ainda tem os “efeitos colaterais” da menopausa (insônia, variação de humor, osteoporose, ondas de calor, etc)
Aceitar ou lutar?
Segundo a ciência, envelhecer é isso: perdas!
Mas se pensar bem, nem tudo são perdas. Com o passar dos anos adquirimos experiência, conhecimento, sabedoria, amigos. E sim, a ciência também reconhece que temos ganhos com a idade: rugas, cabelo branco, artrite, artrose…
E então, para manter o mesmo corpo dos 20 e poucos anos, você tem que “se mexer” e é aí que o yoga entra como um grande aliado da saúde e da longevidade
Yoga e longevidade
Em primeiro lugar vamos esclarecer que não é preciso ser jovem e flexível para começar a praticar yoga.
Segundo estudos feitos em universidades da Flórida, Alemanha e Austrália foi comprovado cientificamente que o Yoga é eficiente em retardar o envelhecimento e melhorar a qualidade de vida dos idosos e de mulheres durante a menopausa.
Veja o exemplo, a portuguesa Clotilde Ferreira (foto abaixo) começou a praticar yoga aos 42 anos e posteriormente tornou-se uma das instrutoras de yoga mais idosa do mundo (deu aulas até os 94 anos, quando se aposentou)
Yoga e saúde
Outra restrição que se coloca é que é necessário ser magro para fazer yoga. Mas uma vez é um julgamento errado. Porém a norte americana Jessamyn Stanley (foto abaixo) prova o contrário.
Pesando mais de 100 quilos ela também é instrutora de yoga e tem inspirado pessoas no mundo todo. mostrando em suas fotos e vídeos que estar acima do peso não é desculpa para não praticar.
Yoga e você
Em resumo, por ser uma atividade de baixo impacto, o yoga pode ser praticado por qualquer pessoa sem restrição de idade e, além de trabalhar o corpo, ele vai garantir a saúde de sua mente e harmonizar suas emoções.
Dentre os muitos benefícios do yoga podemos citar:
- Equilíbrio físico, emocional e mental
- Melhora da auto estima
- Flexibilidade do corpo
- Músculos definidos
- Melhor funcionamento dos órgãos, principalmente os do aparelho digestivo
- Pressão arterial estabilizada
- Saúde das articulações aliviando artrite, artroses e outros desconfortos relacionados
- Dormir melhor
- Minimiza ou elimina sinais de depressão e ansiedade
E, só para finalizar, o yoga fica muito mais gostoso quando é praticado ao ar livre. Aqui na Vila Encantada, por exemplo, praticamos yoga ao ar livre e em total conexão com a Natureza.
Fazemos assim por acreditar que o contato com a natureza intensifica os benefícios do Yoga e ajudam no restabelecimento da saúde . Os alunos saem daqui renovados.
E se você gostou desse artigo, acredito que também vai gostar desse aqui: A saúde que perdemos
Mais pra você!