Há mais de 1 ano eu comecei a confeccionar minhas próprias ecobags pra não ter que trazer sacolas plásticas pra casa quando fosse às compras por questões éticas. São grandes os alertas ambientais sobre o mal que o plástico faz ao meio ambiente e e eu quis  dar minha pequena contribuição pra reduzir esse impacto. Tenho várias e tem sido uma experiência bastante gratificante, tanto confeccionar ecobags como usá-las quando vou às compras.

Outro dia estava no supermercado e quando um rapaz se aproximou pra colocar minhas compras nas sacolinhas a moça do caixa falou “Essas sacolas não. Ela trouxe as dela”. Nem precisei falar e fiquei até surpresa da moça do caixa lembrar de mim (ando muito pouco nesse supermercado). Ela disse que lembrava de mim porque gostou da minha atitude e das minhas sacolas. Senti-me quase uma celebridade (risos).  E gente, é impressionante como cabe coisa nessas bolsas de tecido.

Na foto, a preta e a bolsa carteiro (no canto inferior direito) foram compradas. A vermelha foi presente e as outras foram feitas por mim

 

No supermercado eu posso ser uma pessoa “rara”, mas nas feiras de orgânicos que frequento é super comum ver pessoas usando sacolas de tecido ao invés de saquinhos plásticos. Acho lindo isso. Dá uma sensação de estar cercado de pessoas do bem.
Ah, e as ecobags são muito mais charmosas e confortáveis do que aquele monte de sacolas plásticas que você carrega nos pulsos e anda com medo de rasgar antes de chegar em casa.

Detalhe: eu não sei costurar, tá.  Pra mim, quem saber costurar faz uma calça (já viram que loucura é o molde de uma calça? Nunca consigo entender aquilo) ou um vestindo cintado. Isso sim é saber costurar. Eu apenas faço ecobags que é só cortar um retângulo no tecido, costurar as laterais, colocar as alças e pronto. Bem mais simples e qualquer um que consiga colocar linha numa agulha pode fazer.

Usei como base o vídeo tutorial abaixo, que ensina a fazer bolsa dupla face . Dá uma olhada e me diz se não é a coisa mais simples do mundo.   Quando for fazer a sua sugiro que use tecidos de algodão e, principalmente, algodão cru. São mais resistentes.

 

 

E, sobre as sacolinhas plásticas no meio ambiente, o caso é tão grave que alguns países já estão proibindo o uso, como você pode ver aqui nesse artigo aqui http://conexaoplaneta.com.br/blog/chile-e-primeiro-pais-da-america-latina-proibir-uso-de-sacolas-plasticas/

Não custa nada reduzir, e o planeta agradece.
Harmonize-se!

Luz e Bençãos pra você

One thought on “Ecobag – Faça a sua”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *